Uma teoria da educação
Autor(es) - A. Reis Monteiro
- €21.20
A Educação é o saber mais profundamente humano e difícil. Esta é uma ideia recorrente na história do pensamento pedagógico. Na verdade, está em jogo a superação de uma aporia antropológica: dos seus membros, o aperfeiçoamento da Humanidade só pode realizar-se através da educação das suas crianças…
Hoje, há ‘Ciência da Educação’, mas a sua pluralidade torna necessária a articulação e sistematização da diversidade dos seus contributos através de uma teorização fundamental e global do fenómeno educacional. As causas principais da menoridade das profissões da educação são trivialidade da seleção e a mediocridade ampla formação teórica. Nada há de mais prático para uma profissão do que uma grande visão do seu campo de ação, para saber pensar e problematiza a sua especificidade, imprevisibilidade e responsabilidade.
Esta foi a ambição da Teoria da Educação que se propõe, cujas conclusões mais gerais são as seguintes:
- A educação pode ser iluminada nas novas ‘Ciências da Educação’: Neurociência da Educação, Semiótica da Educação, Direito da Educação, Deontologia da Educação, Estética da Educação. São indispensáveis para a elevação da qualidade da educação e da profissionalidade e profissionalismo dos seus profissionais.
- A exemplaridade profissional – compreendida como uma excecional encarnação de qualidades, valores e saberes – é a quinta-essência e futuro das profissões da educação. Os profissionais da educação serão profissionais do exemplo, escolhidos entre os melhores dos seres humanos.
- Formato: Capa mole 16.00 * 23.50
- Nº de páginas: 473
- Editado em: 2017
- Idioma: Português
- ISBN: 9789897590795