Formação humana no projecto da modernidade, A
Autor(es) - F. Pinto
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A construção filosófica do projecto da modernidade. A desconstrução e dissolução das utopias modernas; o nefasto efeito do pessimismo antropológico na educação. A reconstrução, conceptualmente reforçada, do projecto da modernidade, retirando dele um paradigma pedagógico que faz justiça à vontade emancipadora e autorealizadora da razão. Estas são as três etapas fundamentais de Formação Humana no Projecto da Modernidade, onde o autor, F. Cabral Pinto, à luz do paradigma moderno da antropogénese, faz, também, uma apreciação crítica da reforma curricular do ensino básico no sistema educativo português.
ÍNDICE:
1. O SENTIDO ANTROPOGENÉTICO DA HISTÓRIA NA CONSCIÊNCIA MODERNA DO TEMPO
1.1. O progresso como emancipação
1.2. A humanidade como sujeito
1.3. A educação como autoformação da espécie
2. DESCONSTRUÇÃO DO PROJECTO DA MODERNIDADE
2.1. Pessimismo histórico e terror da razão
2.2. Parcialidade pedagógica a favor do eu
3. DISSOLUÇÃO DAS UTOPIAS SOCIAIS NO PRAGMATISMO PÓS-MODERNO
3.1. Condição pós-histórica e optimismo tecnocrático
3.2. Parcialidade pedagógica a favor do sistema
4. RECONSTRUÇÃO DO PROJECTO DA MODERNIDADE
4.1. As dimensões modernas da emancipação humana no discurso modernista de Habermas
4.2. A formação escolar no paradigma pedagógico da modernidade
5. SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS: A REFORMA CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO – CONSERVADORISMO E MODERNIDADE
5.1. Perspectiva do trabalho: formação para o reino da modernidade
5.2. Perspectiva da sociedade: formação para o reino da solidariedade
5.3. Perspectiva do sujeito: formação para o reino da liberdade
5.4. Conclusão e esboço de proposta
Bibliografa
- Formato: Capa mole 16.00 * 23.50
- Nº de páginas: 602
- Editado em: 1996
- Idioma: Português
- ISBN: 9789728329235