Estratégias de aprendizagem, As
- Como acompanhar os alunos na aquisição de conhecimentos
Autor(es) - Michel Perraudeau
- €16.96
No dia-a-dia escolares, quando propõem situações de aprendizagem, os professores deparam-se com uma multiplicidade de condutas por parte dos estudantes. Algumas, que podem parecer pouco lógicas, revelam-se eficazes; outras, aparentemente mais acertadas, produzem resultados desconcertantes. Como compreender o que fez ou quis fazer o estudante? Como ajudá-lo de forma mais direta nas suas aprendizagens? Como adaptar o ensino às necessidades reais observadas? Esta obra aborda todas estas e outras questões através da perspetiva das estratégias: tanto as que o aluno utiliza para aprender como as que o professor mobiliza para ensinar. Segundo o autor, a estratégia é uma Conduta de alto nível, posta em marcha tanto pelo professor como pelo aluno, cuja complexidade remete para os aspetos do ensino/aprendizagem. Este trabalho abre múltiplas pistas de reflexão e atribui um lugar importante à compreensão da dificuldade vulgar, que aqui é entendida como consubstancial à aprendizagem. Ela manifesta-se de maneira mais ou menos aparente, mais ou menos fixada, mais ou menos violenta. Diz respeito a todos os parceiros da educação escolar: não apenas ao aluno, que é confrontado com ela, mas também ao professor, muitas vezes desarmado, para evitar que o aluno se encerre nela. O professor é como o navegador que conhece a direção e sabe mantê-la com manobras delicadas. Avança num mar agitado procurando equilíbrio. O professor trabalha na sala de aula utilizando estratégias diversas e ágeis, com o objetivo de ajudar o aluno que, por seu lado, se apoia em múltiplos e variados procedimentos. Ora, esta obra tem a ambição de acompanhar o professor na navegação delicada da educação escolar, cujo primeiro objetivo, como afirma Henri Wallon, consiste em garantir às aptidões de cada um todo o desenvolvimento de que são suscetíveis.
ÍNDICE:
Introdução
Cap. 1. O que é aprender?
1.1. Definições de aprendizagem
1.2. Os componentes da aprendizagem
1.3. As actividades mentais mobilizadas durante a aprendizagem
Cap. 2. Os procedimentos e as estratégias utilizadas pelos alunos
2.1. O aspeto cognitivo das condutas observadas
2.2. A tomada de consciência e os aspectos metacognitivos
2.3. As estratégias dos alunos no francês e na matemática
Cap. 3. As estratégias do aluno com dificuldades
3.1. As estratégias do aluno com dificuldade em matemática
3.2. As estratégias do aluno com dificuldades em francês
3.3. Uma tipologia das dificuldades «vulgares»
Cap. 4. Compreender a grande dificuldade e as perturbações da aprendizagem
4.1. As distinções entre dificuldades, incapacidades e perturbações
4.2. A abordagem neuropsicológica das grandes dificuldades e das perturbações
4.3. A abordagem socioconstrutivista das grandes dificuldades e das perturbações
Cap. 5. É possível ensinar estratégias de aprendizagem?
5.1. As iniciativas ligadas à linguagem
5.2. Os dispositivos ligados ao raciocínio lógico
5.3. Outros métodos cognitivos
Cap. 6. As estratégias de ensino implementadas pelo professor
6.1. Acompanhar o aluno na mobilização dos seus procedimentos
6.2. Variar as entradas do aluno na aprendizagem
6.3. Utilizar um dispositivo microgenético
Cap. 7. Podemos enriquecer as estratégias de ensino?
7.1. Clarificar a postura do professor: a mediação e a tutela
7.2. Analisar a prática: o modelo da mediação crítica
7.3. Implementar microssimulações funcionais
Conclusão
Bibliografia
Índice de quadros e figuras
- Formato: Capa mole 16.00 * 23.50
- Nº de páginas: 275
- Editado em: 2013
- Idioma: Português
- ISBN: 9789896591267